Iniciativa

Fatec prepara maratona inédita de informática

Os participantes virarão a noite do dia 17 para o dia 18, desenvolvendo uma solução para problema dado na abertura do evento, marcada para as 19h: inspiração para o tema é a série policial La Casa de Papel

09 de Agosto de 2018 - 13h40 Corrigir A + A -

Por: Maria da Graça Marques
graca@diariopopular.com.br 

A Fatec Pelotas é a responsável pela edição local do Hackathon. (Foto: Infocenter DP)

A Fatec Pelotas é a responsável pela edição local do Hackathon. (Foto: Infocenter DP)

Batizada Hackabrains pela Faculdade de Tecnologia (Fatec) do Serviço de Aprendizagem Comercial (Senac) em Pelotas, a maratona de habilidades e técnicas que reunirá programadores, designers e profissionais ligados ao desenvolvimento de softwares foi inspirada em experiências denominadas de Hackathon, realizadas dentro e fora do Brasil.

Em Pelotas, os participantes virarão a noite do dia 17 para o dia 18 deste mês, desenvolvendo uma solução para problema dado na abertura do evento, marcada para as 19h do dia 17. O local será o auditório da Fatec. Nesta primeição edição, terá como inspiração a série policial La Casa de Papel, explica o coordenador de cursos da Fatec Pelotas, Angelo da Luz.

Inicialmente, estão previstos 50 participantes, em equipes de quatro ou cinco integrantes, que terão que desenvolver um software que atenda a um fim específico, inovador e utilizável. A participação tem um custo individual de R$ 20,00, mas devem ser atraídos também para o evento interessados do segmento e curiosos, que terão o acesso gratuito, adianta Luz.

De modo geral, a Hackabrains despertará, junto com o pensamento rápido e o desenvolvimento ágil de resoluções para problemas, o lado competitivo dos participantes, com recompensas para as equipes vencedoras. Haverá uma comissão de avaliação, formada por professores e profissionais.

Junto com a oportunidade de networking, equipes profissionais atuarão como tutores, dando dicas para o desenvolvimento do trabalho das equipes. Haverá oficinas relacionadas às tecnologias que deverão ser usadas. A apresentação das soluções serão feitas pelos grupos no dia 18, em formato de pitch, o que significa que deverá ser curta.

Veja mais
►A Hackabrains será realizada a cada início de semestre, com uma inspiração diferente, adianta Luz.
►A denominação Hackabrains faz referência às expressões inglesas hacker, que significa uma pessoa que possui interesse e um bom conhecimento de informática, sendo capaz de fazer hack, que é uma modificação em algum sistema informático.
►Mais informações são obtidas no site www.hackabrains.com.br ou pelo telefone (53) 3225-6918.
►A Fatec está localizada na rua Gonçalves Chaves, 602-A.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados