Religião

Arcebispo Militar do Brasil visita Pelotas

Dom Fernando Guimarães presidiu missa na Catedral Metropolitana de São Francisco de Paula

08 de Agosto de 2018 - 21h17 Corrigir A + A -

O representante do mais alto cargo do Ordinariado Militar do Brasil, responsável por todas as capelanias militares católicas do Brasil, esteve em Pelotas. A principal atividade do religioso na cidade ocorreu na segunda-feira (6), quando foi realizada missa em homenagem a Santo Inácio de Loyola, padroeiro da infantaria, na Catedral Metropolitana de São Francisco de Paula, presidida pelo arcebispo militar.

Esta é a primeira visita de Dom Fernando a Pelotas, e teve como objetivo passar instrução religiosa aos quartéis da cidade. Durante sua estadia, Dom Fernando visitou na terça - feira (07) a guarnição da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada. Segundo o padre Fabiano, capelão militar da 8ª BIMtz, a presença do arcebispo na cidade é um momento, raro, único para cidade, que permite enaltecer também o exército brasileiro.

Dom Fernando Guimarães é recifense, e ocupa o cargo desde 6 de agosto de 2014, quando foi nomeado pelo Papa Francisco como Arcebispo da Arquidiocese Militar do Brasil. Nascido aos 19 de julho de 1946, é formado em Filosofia e Teologia pelo Seminário Maior Redentorista em Juiz de Fora - MG. Após o Noviciado, emitiu a Profissão religiosa na Congregação dos Redentoristas em 1965. Dom Fernando possui mais de 15 condecorações. Entre elas, estão: Medalha Pro Ecclesia et Pontifice (Vaticano);Ordem do Mérito da Defesa (Grande Oficial); Ordem do Mérito Naval (Grande Oficial);

O Ordinariado Militar do Brasil é uma Circunscrição Eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, e existe para fornecer assistência religiosa às corporações militares (Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares). A palavra religiosa conectada diretamente com as forças armadas é importante pois contribui na formação moral, ética e social dos integrantes das unidades militares em todo o Brasil. A Arquidiocese militar se destaca também por oferecer assistência às famílas dos militares.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados