Mérito

Faem criará Memorial Maria Eulália da Costa

Inauguração fará parte das comemorações dos 135 anos da instituição e homenageará a primeira mulher formada em Agronomia do Brasil

08 de Agosto de 2018 - 11h15 Corrigir A + A -
Consulta. Espaço, no saguão central, reunirá fotos e documentos. (Foto: Infocenter Kamila Alves)

Consulta. Espaço, no saguão central, reunirá fotos e documentos. (Foto: Infocenter Kamila Alves)

Por Marina Amaral
marina.amaral@diariopopular.com.br

Em 1883, por decreto imperial, foi fundada a Imperial Escola de Veterinária e Agricultura em Pelotas. E foi nessa instituição que formou-se a primeira mulher em Agronomia do Brasil. Em 1915, a paranaense Maria Eulália da Costa conquistou a formação superior na área. E neste ano de 2018, a Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem) irá homenageá-la com a criação do Memorial Maria Eulália da Costa, durante a comemoração do aniversário da instituição. Com o objetivo de preservar a história e as memórias do local, a instalação do memorial, em dezembro, mobiliza estudantes e simpatizantes da Faem em busca de arrecadação de fundos para a sua construção. Ao mesmo tempo, convida a comunidade para a comemoração dos 135 anos de atividade, com uma programação repleta de ações que buscam a integração e promoção da Faculdade.

O nome do memorial é uma homenagem à primeira mulher que adquiriu o diploma na área, na então Escola de Agronomia e Veterinária. Maria Eulália da Costa formou-se em 1915 e tornou-se a primeira agrônoma do país. Isso ocorreu 32 anos após a fundação da Escola, ou seja, levou um bom tempo para uma mulher sair formada de lá. O Memorial Maria Eulália da Costa estará localizado no saguão central da Faem, no Campus Capão do Leão, espaço onde o público terá acesso à exposição de documentos históricos, fotografias e objetos que estão sendo inventariados pelos bolsistas dos cursos de Museologia e Conservação e Restauração da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Para isso, a equipe realiza procedimentos de organização e conservação dos itens. Até abril, data do início das comemorações, 900 imagens já tinham sido catalogadas pela equipe da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Prec).

Comemoração dos 135 anos
Em parceria com o Gabinete do Reitor e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, a Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem) lançou uma programação comemorativa para celebrar a trajetória da instituição. A comemoração teve início no dia 9 de abril, com uma cerimônia de abertura no Campus Capão do Leão, e se estenderá até dezembro, mês do aniversário de 135 anos. Uma das ações comemorativas é a campanha Faem 135 Anos: História de Muitas Histórias, que conta com um site com todas as informações sobre o grande evento.

O professor da Faem e membro da comissão executiva, Dirceu Agostinetto, disse que através do site (https://wp.ufpel.edu.br/faem135anos/2018/03/07/memorial-maria-eulalia-da-costa-2/) a comunidade poderá acompanhar toda a programação das atividades e como ser um colaborador e ajudar na arrecadação de fundos. O site possui um plano de cotas para pessoa física e jurídica, junto com um formulário para interesse de adesão. Dirceu explicou que para cada tipo de contribuição, os colaboradores ganham algo em troca, como produtos destacados e citação do nome do colaborador no Memorial Maria Eulália da Costa, entre outros.

O site ainda traz imagens dos produtos comemorativos e uma breve história sobre a cerveja criada especialmente para comemorar os 135 anos, desenvolvida por membros da Faem. Além disso, quem passou pela Faculdade tem a oportunidade de contar alguma história vivida lá na seção “Depoimentos Faem 135 anos”. É preciso especificar o vínculo com a instituição e escrever um breve texto contando uma memória positiva e marcante.

Programação também inclui a Exposição comemorativa com restauração dos quadros de formatura da antiga Faculdade de Agronomia e Veterinária. Alunos do curso de Museologia e Conservação e Restauração da UFPel restauraram quadros de turmas que se formaram a partir do ano de 1910.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados