Futebol

A Copa do Mundo é logo ali

Copa das Confederações começa neste sábado sem a presença da Seleção Brasileira e com Cristiano Ronaldo como principal protagonista

17 de Junho de 2017 - 10h16 Corrigir A + A -
Melhor do mundo vai participar da competição (Foto: Divulgação - DP)

Melhor do mundo vai participar da competição (Foto: Divulgação - DP)

A partir deste sábado, a Rússia mostra para o mundo que está pronta para receber a Copa do Mundo, marcada para junho do próximo ano. Sem grandes pretensões, a seleção mandante estreia a partir das 12h, diante da modesta Nova Zelândia.

Principais candidatos ao título, Portugal e Chile, campeões da Eurocopa e da Copa América, respectivamente, vieram com sua força máxima para a competição. Outro favorito seria a Alemanha, se não tivesse convocado uma equipe recheada de jovens, tendo apenas o goleiro Ter Stegen e o meia Julian Draxler como referências.
Maior campeã do torneio com quatro títulos, a Seleção Brasileira estará fora da Copa das Confederações pela primeira vez em sua história. Mas isto até pode ser bom, devido à “maldição” que o torneio tem: nunca um time que venceu a competição conquistou a Copa do Mundo no ano seguinte.

Em campo, além da expectativa de grande público e festa nas arquibancadas, Cristiano Ronaldo deve chamar para si a responsabilidade de grande nome do campeonato. Alexis Sánchez e Vidal, ambos do Chile, surgem inicialmente como os únicos que podem roubar o posto do atacante português.

Tecnologia
Buscando aperfeiçoar cada vez mais o uso da tecnologia no futebol, a Fifa mais uma vez utilizará o árbitro auxiliar de vídeo, conhecido como VAR (Video Asssitant Referee). Este é o 3º torneio oficial que contará com a presença de ajuda externa (os outros foram o Mundial de Clubes de 2016 e o Mundial sub-20).

O auxílio ao árbitro principal só ocorrerá em quatro oportunidades: situações de gol, marcação de pênaltis, cartões vermelhos e confusão da identidade de jogadores. O árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci é um dos oito escolhidos para trabalhar na função. Em março, a entidade máxima do Futebol definirá se o VAR será utilizado na Copa do Mundo.

Abertura
Com a presença ao vivo de Pelé e de Maradona no telão, a abertura da Copa das Confederações promete ser marcante. Além dos dois ex-atletas, são esperadas as presenças do presidente russo Vladimir Putin e do presidente da Fifa Gianni Infantino. O evento, que ocorre na Arena Zenit, em São Petersburgo, começa às 10h.

Confira os Grupos
Grupo A
Rússia
Portugal
México
Nova Zelândia

Grupo B
Alemanha
Chile
Camarões
Austrália

1ª Rodada
Sábado - 12h
Rússia x Nova Zelândia

Domingo - 12h
Portugal x México

15h
Camarões x Chile

Segunda - 12h
Austrália x Alemanha


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados